Username:
Senha: Esqueceu sua senha? Lembrar Senha. Cadastre-se
TPM


Noticias:
TPM GNT monta programação especial para mulher no mês de março
Em 08-03-2007.

O canal GNT montou uma programação especial que mobilizará os programas nacionais de sua grade em torno do tema Feminino. A série de especiais que homenageiam o Dia Internacional da Mulher (8 de março) começa neste sábado (03/03) com o “Alternativa Saúde”. A partir desta edição e ao longo de março, Patrícya Travassos apresentará mulheres que vencem desafios em diversas atividades. Na primeira edição, a entrevista é ...

Ler mais

 

Todas as notícias de TPM:

Início -> Sexo -> TPM

A maioria das mulheres experimenta algumas alterações físicas e emocionais nos dias que antecedem as menstruações. Em cerca de 25% delas, essas mudanças são de tal ordem que as levam a procurar tratamento médico. Essa situação é conhecida clinicamente como “síndrome da tensão pré-menstrual” — que é um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam na segunda fase do ciclo menstrual, e desaparecem rapidamente com o início do fluxo sangüíneo.

A mulher que sofre desse distúrbio pode ter dor de cabeça, inchaço abdominal, aumento no volume das mamas (que se tornam sensíveis e dolorosas), náuseas, vômitos, prisão de ventre ou diarréia. Mas o que caracteriza a síndrome da tensão pré-menstrual são as mudanças no humor e no comportamento da mulher. Estudos demonstram que a incidência dessas mudanças é bem mais alta na fase que antecede a menstruação e durante o período menstrual.

Nesse período ocorrem com maior freqüência os seguintes fenômenos: alterações no estado de humor (depressão, sentimentos instáveis, irritabilidade e ansiedade); distúrbios de comportamento, motivados pelas mudanças de humor (abuso de álcool e drogas, crimes violentos, acidentes e suicídios); e, doenças presumivelmente relacionadas com alterações de humor (internação em enfermarias clínicas cirúrgicas ou psiquiátricas, enxaquecas, distúrbios gastrintestinais e recaídas de episódios esquizofrênicos).

Pesquisas indicam que o nível máximo de violência, doenças e acidentes que envolvem mulheres ocorre, em geral, durante os oito dias consecutivos do ciclo menstrual: os quatro pré e os quatro correspondentes à menstruação. O mesmo se verifica, com menor intensidade, durante a ovulação.

A maioria das mulheres que sofre de tensão pré-menstrual tem sua angústia, ou depressão, aumentada acima de seus níveis habituais. Algumas conseguem conviver com esses sentimentos sem alterar de maneira significativa seu padrão rotineiro de comportamento.

Outras mulheres passam a manifestar agressividade ou comportamento auto-destrutivo. Ao externarem sua raiva, podem atacar e provocar outras pessoas. Ou, ao contrário, expor-se a acidentes, às vezes com risco de vida. Mulheres criativas, por outro lado, muitas vezes produzem literatura ou pinturas que expressam sua angústia e depressão.

Existe uma correlação inversa entre esses distúrbios do comportamento e o nível de estrogênio. A mais alta incidência de distúrbios emocionais durante o ciclo menstrual ocorre precisamente na fase em que o nível de estrogênio é baixo. Mesmo o pequeno pico de alterações de comportamento, no meio do ciclo, acontece simultaneamente a uma pequena queda do nível desse hormônio.

Poucas mulheres afirmam sentir-se mais dispostas, menos deprimidas e mais produtivas durante esse período. Para algumas mulheres, esse período de distúrbios emocionais e de comportamento coincide também com o pico de desejo sexual. Se bem que o aumento do desejo sexual pode ser resultado do período de menos propensão à gravidez.

De qualquer forma, a tensão pré-menstrual não deixa de variar conforme padrões culturais. Ou seja, embora os sintomas fisiológicos existam, a importância que essa síndrome adquire no meio social varia muito. As mulheres argentinas dizem que lá não existe tensão pré-menstrual. Isso porque, lá essa síndrome não adquire tamanha importância como em outras culturas, onde a explicação para o mau humor feminino, por exemplo, é explicado pelo ciclo menstrual.

Jonatas Dornelles

Antropólogo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas sobre sexo.
Dicas sobre dietas.
Dicas sobre cultura.
Dicas sobre dinheiro.
Dicas sobre esportes.
Dicas sobre Namoro
Dicas sobre restaurantes.
Dicas relacionadas com Homossexualidade

Sites Interessantes:

Dicas Viagens Diretório Seguros Diretorio Cirurgía Empréstimos
Anúncios Gratis de ServiçosGuia FenixDiretório IndustrialDiretório Brasil


Início | Chat | Fórum | Cadastre-se | Fale conosco | Recomende este site | Enquetes